Antivírus para android

Antivírus para Android: É importante instalar no meu celular?

Esse é um tema complexo e que divide as opiniões dos especialistas na área. Todo dia surgem novos malwares dispostos a infectar o sistema Android, que é o sistema operacional para dispositivos móveis mais utilizados em todo o mundo, pode parecer até irônico, mas ainda sim existe um debate, da necessidade de um antivírus para combater um vírus. Apesar de parecer simples na teoria, a prática tem um outro cenário, bem mais completo.

Utilizar proteções de segurança nos dispositivos móveis é algo que não entra nessa discussão, o grande “x” da questão é se realmente  é necessário ter auxílio de terceiros, que no caso, seria o antivírus para Android, uma vez que o smartphone possui tecnologia de segurança que promete ser adequada e suficiente para manter todos os dados protegidos. Grandes empresas como Kaspersky entre outras gigantes do mercado da segurança digital, possuem produtos para atender a essa necessidade.

Os melhores planos de internet rápida da Claro para quem gosta de games

Existem bons argumentos que sustentam a teoria que seria mais eficiente o uso de antivírus para Android, mas existem outros tão bons quanto que descartam tal necessidade, pois o sistema de segurança do sistema operacional Android já faz todo o trabalho.

Aqueles que são contra a instalação de antivírus para Android, citam o controle que o Google possui sobre o desenvolvido do sistema Android, políticas de atualizações, além de uma possível vigilância sobre os aplicativos que estão disponíveis no Google Play para download.

Já os defensores dos antivírus para Android, enumeram os motivos. O primeiro e o mais importante é que as atualizações realizadas para o Android são feitas segmentadas, logo as versões mais recentes ficam mais expostas à ataques. Outro fator de muita relevância é existem vários aplicativos que estão com malwares que estão misturados aos aplicativos que realmente são certificados e seguros. Foram removidos da Play Store mais de 700.000 aplicativos com malwares em 2017, e esse número só tende a aumentar.

De qual lado você está?

Como avaliar a necessidade de instalação de um antivírus para Android?

Um bom argumento para iniciarmos uma conversa e uma reflexão sobre a necessidade é o bom senso, qual o uso real que você faz do seu smartphone? Ele é utilizado apenas para jogos, entretenimento e ligações quando necessário, ou você realmente tem um ritmo intenso e seu trabalho depende das informações contidas nele? Essa é a primeira pergunta que você precisa fazer para conseguir entender a sua necessidade em especial.

Antivírus para android

Depois disso, vamos colocar uma segunda situação, para uma nova reflexão. Existem inúmeros golpes que são repassados via aplicativos de mensagens, como WhatsApp, todos os dias existem vítimas de golpes por uma infecção causada por clicar em um link suspeito, que promete prêmios, recompensas e até mesmo brindes, o famoso Phishing. Mas nesse caso, você estaria protegido? Ou seja, a principal pergunta é: Você clica nesses links, sem saber a procedência?

A premissa de ter instalar um antivírus para Android é para manter a segurança do dispositivo, que neste caso está sendo comprometida pelo próprio usuário, por não se atentar aos cuidados básicos necessários com a segurança das informações, seja por falta de conhecimento de tais informações bem como dos riscos ou pelo fator de displicência.

Quais são os melhores antivírus para Android?

Os melhores antivírus para Android são oriundos das melhores marcas de antivírus para computadores, são empresas estabelecidas no mercado, com processos íntegros de segurança, atualizações consistentes, com a possibilidade de verificações de segurança de todos os processos, garantindo a segurança para todos os dispositivos.

Podemos listar com segurança os melhores antivírus para a plataforma Android:

1.   AVG

2.   Kaspersky

3.   BitDefender

4.   AVL

5.   ESET

Porém, é importante ter consciência que a primeira medida de segurança deve vir do próprio usuário, pois eles não entendem a necessidade de instalação de antivírus em seu smartphone, mas negligenciam a segurança do mesmo, clicando em links que são enviados via sms ou por Whastapp por uma fonte não confiável, ou abrem um e-mail suspeito ou ainda fornecem permissão completa para aplicativos que não necessitam de tal permissão para o funcionamento.

Fique muito atento com os aplicativos que depois do download, solicitam permissão muito ampla para diversas funcionalidades e serviços, principalmente se fugir do propósito de aplicativo, simplesmente não conceda. Caso seja um aplicativo que você realmente esteja precisando, não conceda a permissão e entre em contato com a empresa responsável para entender. Se houver algo suspeito, reporte imediatamente à Play Store.

Foi realizado um estudo por uma empresa de tecnologia que revelou um dado interessante, porém ao mesmo tempo muito preocupante, que de 4 aplicativos que baixamos, 3 deles possuem algum tipo de vulnerabilidade que está relacionado com o armazenamento de informações, deixando os usuários do Android totalmente vulneráveis à ataques. São a partir dessas brechas, que os hackers conseguem informações pessoais e confidenciais. Logo, é de suma importância ter muito cuidado com os aplicativos que estão sendo instalados em seu smartphone. 

Published by

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *